quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Carta para a host family

Olá meninas,

Como estão todas?

Bom, hoje vou detalhar um pouquinho o processo de escrever a carta para a host family. É neste momento que a família terá a primeira impressão sobre você, pois apesar de saberem de sua vida toda por conta do application, a cartinha é o toque pessoal. Por conta disso, tire um dia todinho para se dedicar à sua letter.


Você deve ser o mais original possível, mostrando que você realmente é. É de extrema importância contar um pouquinho de sua história.

No primeiro momento, pegue papel e caneta e selecione alguns tópicos que você gostaria de abordar. Nesta hora, pense que você é a host family. O que você gostaria de saber de uma au pair se você fosse responsável por contratá-la?

Não existe uma fórmula para escrever a carta, mas você pode pensar em um roteirinho para seguir e não se perder. Para mim, é mais fácil escrever primeiro a mão e depois passar para o computador. Parece que as coisas ficam mais claras.

Vale ressaltar que apesar de ter bastante informações, é importante que a carta também não fique tão grande e cansativa de se ler. Deixe-a um pouquinho divertida e com algumas curiosidades.

Para quem quiser ter uma base, a minha eu fiz assim:

Comecei me apresentando, falando um pouquinho de mim, minha família, algumas coisas sobre minha cidade e o meu bairro, sobre como os meus pais me apoiam na decisão de ser au pair, por conta de sempre terem priorizado a minha educação e saberem que essa é uma grande oportunidade para estudar.

Depois falei sobre a minha infância, o que eu fazia e o que não gostava, como fui crescendo e como minha relação com as crianças foi ficando e tudo mais. Comecei de forma sutil a a contar minha experiência com crianças, porque desde os 18 anos ficava de babá aos fins de semana ou em minhas férias para que eu pudesse juntar dinheiro e viajar para a Disney, que era meu grande sonho e consegui concretizar graças a isso.

Em seguida comecei a falar sobre os meus hobbies, minhas aulas de violão e de canto, minha coleção de DVDs e livros, o quanto gosto de cinema e fazer esses passeios.

Falei o quanto gosto de passar meu tempo com as crianças e o que isso contribui para meu crescimento pessoal e profissional. Passei a abordar minha vida profissional, no que me formei, onde trabalhei e o porquê esse programa é importante para minha profissão e futuro.

Contei um pouco sobre as crianças que eu tomei conta, quais eram minhas responsabilidades, o que eu fazia com elas. E para finalizar, coloquei o porquê da minha decisão de me tornar uma au pair e o quanto estava ansiosa pela experiência e por fazer parte de uma 'segunda família'.

Falei em outro post que o grande segredo do inglês é você já conseguir pensar na própria língua, e não ficar traduzindo. Mas neste caso específico, acho que vale primeiro escrever a carta em português e depois passar para o inglês, assim você já pratica também este exercício, de substituir algumas frases por outras com o mesmo significado de uma maneira diferente. Não precisa traduzir ao pé da letra. Leiam e releiam muito para não deixar erros e sejam felizes!

Lembrem-se de que é como se fosse uma carta para uma entrevista de emprego, só que um pouco mais informal, afinal, as famílias precisam conhecer um pouquinho da sua personalidade!

Qualquer dúvida ou ajuda que eu puder dar, estou à disposição!

Beijos

Um comentário: